x

Olá! Como podemos ajudá-lo(a)?

Olá, como posso ajudá-lo(a)?

top of page

Vesting - Perguntas e Respostas

  • Luis André Maragno Vivan
  • 6 de abr. de 2021
  • 4 min de leitura

Atualizado: 8 de abr. de 2021



ree

O que é vesting?


A expressão vesting refere-se a uma modalidade de contrato de opção de compra de quotas/ações entre determinada empresa (ou seus sócios) e seus colaboradores estratégicos.


Na maioria das vezes, tal contrato estabelece a possibilidade de que o colaborador estratégico gradualmente adquira lotes de quotas ou ações da empresa em função do tempo em que o colaborador permanecer vinculado à empresa (time-based vesting), ou ainda mediante o cumprimento de determinadas metas (milestone-based vesting).


Um exemplo que ajuda a entender melhor o vesting consiste na concessão de aposentadoria por tempo de contribuição. Nessa modalidade, para que o trabalhador tenha direito à aposentadoria, primeiramente precisará trabalhar por um determinado período mínimo. Com o vesting é a mesma coisa; o colaborador primeiramente cumpre com o que foi estabelecido e depois terá direito a exercer suas opções de compra (adquirir as quotas/ações da empresa previstas no contrato).


É muito comum que o colaborador adquira um novo lote de quotas/ações a cada ano de vínculo contratual com a empresa, em um horizonte de 5 (cinco) anos.


Há também um tipo contratual que costuma ser chamado de “vesting reverso”; nessa modalidade, o colaborador adquire quotas/ações no início do contrato e pode futuramente perdê-las, por exemplo, se não permanecer na empresa pelo prazo estipulado em tal contrato, ou se deixar de cumprir determinadas metas.


Com qual tipo de colaborador o vesting costuma ser celebrado?


O contrato de vesting pode ser celebrado com diretores, empregados, prestadores de serviços terceirizados ou representantes comerciais, como o primordial objetivo de reter talentos estratégicos, alinhar interesses e fazer com que colaboradores se sintam efetivamente parte da empresa, empenhando-se para o seu crescimento e buscando a valorização das suas quotas/ações.


Também pode haver contrato de vesting reverso entre os sócios uma determinada empresa, muito comum em startups. Nesses casos, o contrato costuma estipular, por exemplo, que um sócio “A” terá que transferir a totalidade das suas quotas/ações a um sócio “B” se o sócio A decidir sair da empresa antes de um prazo mínimo de permanência de 2 (dois) anos.


O que é cliff? Qual a diferença entre cliff e vesting?



Trata-se de um período probatório adicional – que costuma ser de 1 (um) ano - previsto em cláusula do contrato de vesting, a ser cumprido antes do início da contagem dos prazos de vesting.


Consiste em mecanismo contratual adicional visando evitar que o colaborador possa exercer opções de compra de quotas/ações sem contribuir de forma satisfatória com o crescimento da empresa.


A título de exemplo, em um contrato com período de vesting de 5 (cinco) anos – dividido em 5 (cinco) períodos aquisitivos de 1 (um) ano - e período de cliff de 1 (um) ano, o prazo incial de contagem do primeiro período aquisitivo de vesting somente começará a ser contado depois de 1 (um) ano do início do contrato, ou seja, após o decurso do período de cliff. Em um contrato sem cláusula de cliff, o prazo inicial de contagem de cada período de vesting começaria a transcorrer imediatamente a partir da data de assinatura do contrato.


Qual a diferença entre vesting e stock option?


Na Língua Inglesa, a expressão stock option significa “opção de compra de ações”; já a expressão “vesting” refere-se tipicamente ao período contratual durante o qual um colaborador deve atender às condições necessárias para o receber ou “vestir” as quotas/ações de uma empresa.


Na realidade brasileira, é comum chamar de planos de stock option programas com períodos de vesting adotados por sociedades anônimas de grande porte, com amparo na Lei das Sociedades Anônimas (Lei 6.404/76), normalmente padronizados para diretores e determinadas categorias de empregados.


já a expressão vesting normalmente se refere a contratos de opção de compra de quotas/ações negociados individualmente com colaboradores estratégicos. Trata-se de modalidade usualmente escolhida por startups, que em sua maioria são constituídas sob a forma de sociedade limitada.


O que é preço de exercício (strike price)?


O preço de exercício (strike price) consiste no valor a ser pago pelo colaborador para exercer as opções de compra que vierem a ser adquiridas/vestidas. Normalmente, consiste em um preço vantajoso e/ou a ser pago em condições diferenciadas pelo colaborador.


O que é cláusula de aceleração do vesting?


Trata-se de cláusula do contrato de vesting prevendo a antecipação da possibilidade de exercício das opções de compra das quotas/ações, com dispensa no cumprimento do período de vesting e/ou das metas estipuladas no contrato, na hipótese de se verificarem os chamados “eventos de liquidez”, tais como: venda do controle da empresa e/ou a entrada de um novo investimento relevante na empresa.


Quais são os principais cuidados a serem adotados em contratos de vesting?


Em contratos de vesting, o uso de minutas padronizadas, sem considerar a realidade específica de cada empresa e o contexto do relacionamento contratual com o colaborador, muitas vezes se revela problemático.


Vários aspectos devem ser considerados, mas, principalmente, questões trabalhistas, tributárias e societárias.


A título de exemplo, uma empresa pode ter problemas se o contrato de vesting for interpretado por autoridades fiscais como um benefício trabalhista, que enseja o pagamento de reflexos como 13º salário, férias, FGTS, INSS, etc.


Ademais, um contrato de vesting mal estruturado, principalmente em uma sociedade limitada, pode trazer inúmeros dissabores societários.

Sendo assim, recomenda-se que contratos de vesting sejam preparados sob medida, com apropriado apoio jurídico.


AVISO:


O material interpretativo divulgado nesta área do Site, por mera liberalidade, é meramente ilustrativo e carece de apropriado detalhamento, não tendo força de consultoria ou opinião jurídica. Qualquer opinião aprofundada sobre qualquer tema jurídico deve ser solicitada perante os canais de atendimento disponíveis no Site.

Comentários


bottom of page